Publicidade

Invasão relâmpago: criminosos furtam oito bicicletas em condomínios de Sorocaba em menos de um mês

Em menos de quatro minutos, grupo invade condomínio no Alto da Boa Vista, furta bicicletas e foge pela portaria. Ao todo, três residenciais foram alvo de criminosos entre junho e julho.

G1
Invasão relâmpago: criminosos furtam oito bicicletas em condomínios de Sorocaba em menos de um mês Foto: Reprodução

Cresce número de furtos em condomínios de Sorocaba: criminosos agem em minutos e deixam rastro de prejuízos

A criminalidade bate à porta dos condomínios em Sorocaba (SP). Em menos de um mês, três residenciais localizados no bairro Alto da Boa Vista, nas proximidades da prefeitura, foram invadidos por criminosos que furtaram ao menos oito bicicletas. O caso mais recente, ocorrido na última segunda-feira (14), chama a atenção pela ousadia: os suspeitos agiram em menos de quatro minutos e deixaram o local tranquilamente pela portaria, mesmo com moradores entrando com seus veículos.

Imagens de segurança mostram a ação rápida dos criminosos, que aproveitaram o momento em que o portão foi aberto para um carro entrar, acessando o condomínio sem dificuldades. A gravação evidencia a vulnerabilidade de procedimentos de controle de acesso quando não há vigilância ativa e rigorosa.

Em nota, o condomínio informou que medidas imediatas estão sendo adotadas, como a instalação de novos sistemas de segurança com sirenes, reforço nos pontos vulneráveis e parceria com uma segunda empresa de vigilância privada para realização de rondas noturnas. Também está prevista a poda emergencial da vegetação na área de fundos para melhorar a visibilidade e o controle de acesso.

Segundo apuração da TV TEM, seis bicicletas foram furtadas de um dos condomínios e outras duas em outro endereço. Não há informações sobre o prejuízo total no terceiro residencial invadido. Em um dos casos, os criminosos cortaram a cerca elétrica antes de acessar o interior do condomínio.

“Tinha chovido, e a avenida estava menos movimentada. Quando percebi que minha bicicleta havia sumido, contatei a síndica, que verificou nas câmeras o furto de duas bicicletas, a minha e a de uma vizinha. Foi tudo muito rápido”, relatou uma moradora, vítima do segundo ataque.

Enquanto os moradores lidam com os prejuízos, os responsáveis pelos furtos seguem foragidos. Até a última atualização da reportagem, nenhum suspeito havia sido identificado ou preso.

Aumento nos índices de furto em Sorocaba

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam um aumento de 9,6% nos casos de furto de veículos em Sorocaba nos últimos cinco meses, totalizando 3.898 registros. Em janeiro, foram 817 ocorrências (+13,7%); em fevereiro, 723 (+13,8%); março registrou 774 casos (+16,7%); abril teve 795 registros (+4%); e maio, 789 casos (+1,9%).

A TV TEM solicitou informações à Polícia Militar sobre as medidas adotadas para conter os furtos, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelos números 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).

Histórico de furtos recorrentes

Os furtos em condomínios de Sorocaba não são novidade. Em março deste ano, três adolescentes foram apreendidos após invadirem uma casa em um residencial, levando duas bicicletas e bebidas alcoólicas avaliadas em R$ 3 mil. Já em janeiro, outros três adolescentes furtaram bicicletas no estacionamento de outro condomínio.

Ainda não há confirmação se os crimes mais recentes têm ligação com os casos anteriores, mas a reincidência em condomínios da cidade reforça a urgência na revisão dos protocolos de segurança e no investimento em tecnologias que inibam novas ações criminosas.

Condomínio Interativo segue acompanhando de perto os desdobramentos deste caso e as medidas adotadas por síndicos e administradoras para reforçar a segurança nos residenciais da região.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login