Publicidade

Proposta para ampliar Minha Casa, Minha Vida para renda de até R$ 21 mil encalha

Medida discutida pelo governo previa elevar o limite de renda e o valor dos imóveis da Faixa 4, mas não avançou por falta de consenso

Estadão
Proposta para ampliar Minha Casa, Minha Vida para renda de até R$ 21 mil encalha Reprodução

Proposta para ampliar Minha Casa, Minha Vida para renda de até R$ 21 mil encalha

Uma proposta de ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para famílias com renda mensal de até R$ 21 mil não avançou no governo federal. A medida vinha sendo discutida por representantes do setor da construção civil e integrantes da administração federal, mas não houve consenso entre os ministérios envolvidos para sua implementação.

A proposta previa também elevar para R$ 1,2 milhão o valor máximo dos imóveis que poderiam ser enquadrados na chamada Faixa 4 do programa. Se colocada em prática, a mudança representaria uma ampliação significativa do público atendido pelo programa habitacional criado em 2009.

Atualmente, o Ministério das Cidades informa que o Minha Casa, Minha Vida atende famílias com renda mensal bruta de até R$ 13 mil. A chamada Faixa 4, destinada à classe média, possui atualmente esse limite de renda.

A proposta de elevação para R$ 21 mil, portanto, ampliaria o alcance do programa para uma parcela adicional de famílias que atualmente não se enquadra nas condições estabelecidas.

As discussões também envolviam o valor máximo dos imóveis. A ideia apresentada ao governo era permitir o financiamento de unidades de até R$ 1,2 milhão dentro da nova configuração da Faixa 4, ampliando o universo de imóveis que poderiam ser adquiridos utilizando as condições associadas ao programa.

Outro ponto considerado na proposta era a redução dos juros cobrados nas faixas 3 e 4. A sugestão discutida previa uma diminuição de aproximadamente um ponto percentual nas taxas, com o objetivo de melhorar as condições de financiamento para as famílias enquadradas nessas categorias.

Segundo a apuração publicada pelo Estadão, a proposta estava relacionada também à utilização de recursos do Fundo Social do pré-sal destinados ao Minha Casa, Minha Vida. A avaliação apresentada pelo setor empresarial era de que parte desses recursos poderia permanecer sem utilização caso não houvesse uma ampliação do programa.

A possibilidade de utilizar esses recursos para ampliar o atendimento foi um dos elementos presentes nas discussões entre representantes do setor imobiliário e o governo federal.

A proposta também estava relacionada ao cenário enfrentado pelas empresas da construção civil. O setor vinha registrando aumento nos custos de materiais, serviços e mão de obra, o que pressionava os custos dos empreendimentos e as margens das empresas.

Nesse contexto, uma ampliação das condições de financiamento poderia aumentar o poder de compra das famílias e ampliar o mercado potencial para imóveis enquadrados no programa.

Apesar das discussões, a medida não chegou a ser oficialmente implementada. Segundo a reportagem, não houve consenso entre as lideranças dos ministérios das Cidades, da Fazenda e da Casa Civil para levar a proposta adiante.

O secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, havia confirmado anteriormente que o tema estava sendo discutido internamente. Em declaração citada pelo Estadão, afirmou que havia “intensas rodadas de conversas” e que uma definição seria comunicada posteriormente.

A manifestação indica que a ampliação estava em fase de discussão e não constituía uma alteração já incorporada às regras do programa.

Enquanto isso, as regras atualmente divulgadas pelo Ministério das Cidades permanecem estabelecendo renda mensal de até R$ 13 mil para o público urbano do Minha Casa, Minha Vida.

Na linha financiada do programa, os recursos utilizados podem ter origem no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou no Fundo Social. O Ministério das Cidades informa que a modalidade permite o financiamento habitacional para famílias dentro dos limites de renda estabelecidos.

A Caixa Econômica Federal também informa que o programa permite o financiamento de imóveis novos e usados, além da construção de unidades habitacionais, observadas as condições aplicáveis a cada faixa de renda e modalidade.

A eventual ampliação para famílias com renda de até R$ 21 mil poderia alterar esse cenário ao incorporar um público com capacidade de financiamento superior à atualmente prevista na Faixa 4.

Para o mercado imobiliário, uma mudança desse tipo teria relação direta com o financiamento de imóveis, o planejamento de empreendimentos e a definição do público-alvo pelas incorporadoras.

Para a construção civil, a ampliação também poderia representar uma alteração nas estratégias de lançamento e comercialização de unidades, especialmente em empreendimentos voltados à classe média.

Entretanto, enquanto a proposta não for oficialmente aprovada e regulamentada, as empresas e consumidores devem considerar as regras atualmente vigentes. A possibilidade discutida não deve ser confundida com uma nova condição de financiamento já disponível.

A discussão ocorre em um momento de expansão do próprio programa. Segundo a apuração publicada pelo Estadão, ajustes realizados pelo governo permitiram superar a meta de 2 milhões de contratações do Minha Casa, Minha Vida no atual mandato, com expectativa de aproximação de 3 milhões até o fim de 2026.

Esse desempenho ajuda a explicar o interesse de representantes do setor em discutir novas possibilidades de utilização dos recursos destinados ao programa.

A proposta de ampliação, entretanto, envolve decisões relacionadas ao orçamento público, às taxas de financiamento e ao equilíbrio das diferentes faixas de atendimento. Por isso, sua implementação depende de definição do governo e de eventual alteração das regras vigentes.

No momento, portanto, o limite oficial informado pelo Ministério das Cidades permanece em R$ 13 mil de renda mensal para o público urbano do programa, enquanto a elevação para R$ 21 mil permanece no campo das discussões que não avançaram.

Para compradores, construtoras, incorporadoras e profissionais do mercado imobiliário, a diferença entre proposta e regra vigente é fundamental. Qualquer mudança nas condições de renda, valor dos imóveis ou taxas de juros somente passa a produzir efeitos após sua formalização pelos órgãos responsáveis.

A discussão sobre a ampliação do Minha Casa, Minha Vida, contudo, mantém em evidência o papel do crédito habitacional na dinâmica do mercado imobiliário. Mudanças nos limites de financiamento podem afetar tanto a capacidade de compra das famílias quanto as estratégias adotadas pelas empresas do setor.

Até que exista uma nova definição oficial, permanecem válidas as condições atualmente divulgadas pelo governo federal e pela Caixa Econômica Federal para o programa.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login