Publicidade

Inaldo Dantas

A Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280:2015) estabelece as etapas de obras de reformas e lista os requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade.

A NBR 16.280:2015 estabelece etapas, responsabilidades e procedimentos para obras em unidades de condomínio, prevenindo acidentes e responsabilidades legais.

A Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280:2015) estabelece as etapas de obras de reformas e lista os requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade.

Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280:2015) e Responsabilidades em Condomínios

A Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280:2015) estabelece as etapas de obras de reformas e lista os requisitos a serem cumpridos antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou unidade autônoma.

Toda obra que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno deve ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após esse prazo, é exigido laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista e autorização expressa do proprietário.


Contexto Histórico

A NBR 16.280 foi originalmente publicada em 2014, pouco mais de dois anos após o desabamento do Edifício Liberdade, de 20 andares, e de mais dois prédios no centro do Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 2012. O acidente foi provocado por reformas irregulares e resultou em 17 mortes e mais cinco desaparecidos até hoje.

Em 2015, após consulta pública, a norma foi atualizada. Uma das principais mudanças foi a atribuição de responsabilidade ao arquiteto e urbanista e/ou engenheiro responsável técnico pelo projeto e pela obra, que anteriormente estava vinculada à aprovação do síndico, administrador ou responsável legal da edificação.


Responsabilidades do Proprietário de Unidade em Caso de Reforma

Antes do Início da Obra

  • Encaminhar ao responsável legal da edificação (síndico) o plano de reforma;
  • Apresentar documentação que comprove o atendimento à legislação vigente, normas e regulamentos (ART/CREA ou RRT/CAU).

Durante as Obras

  • Garantir que a obra seja realizada dentro dos preceitos de segurança;
  • Assegurar que a obra atenda a todos os regulamentos aplicáveis.

Após as Obras

  • Atualizar o conteúdo do manual de uso, operação e manutenção do edifício e o manual do proprietário, nos pontos em que as reformas interfiram, conforme a ABNT NBR 14037;
  • Se o manual da edificação não existir, elaborar o manual de uso, operação e manutenção para as intervenções realizadas.

Responsabilidades do Responsável Legal pela Edificação Após a Reforma

  • Receber o termo de encerramento das obras conforme o plano aprovado, elaborado pelo executante e profissional habilitado, e o manual atualizado;
  • Cancelar autorizações para entrada e circulação de insumos ou prestadores de serviço da obra;
  • Arquivar toda a documentação da reforma, incluindo o termo de encerramento das obras emitido pelo executante.

Atividades que Devem Ser Realizadas por Profissional Habilitado

  • Construção ou demolição de paredes e divisórias;
  • Substituição de revestimentos (pisos, paredes, tetos);
  • Abertura ou fechamento de vãos;
  • Alteração nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias;
  • Instalação de mobiliário fixo.


SOBRE O AUTOR

Inaldo Dantas

Inaldo Dantas | Jurídico

Advogado, administrador de condomínio, escritor, colunistas de diversos portais e jornais, apresentador de quadros sobre condomínio na TV Globo PB e Rádio CBN PB, consultor jurídico e condominial, realizado do maior evento de síndicos do Brasil, a Fesíndico.
Confira todos os artigos deste colunista

Aviso Legal: Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Portal Condomínio Interativo.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login